Sem celular por quase 4 meses

Nos 4 meses que passei em Toronto fiquei o tempo todo sem celular. Logo quando cheguei eu até pensava em aderir um plano, caso não fosse muito caro, até mesmo com opção de internet e afins. Contudo, como eu não queria sair comprando qualquer “bomba”, a qual mais tarde faria eu ficar arrependido, sendo que antes de tudo queria realmente entender o que eu estava comprando, acabei deixando o tempo passar e passar, tanto que passaram os 4 meses e não comprei plano algum.

Porém, no quesito comunicação com o Brasil isso não fez a mínima falta. Pois o Skype/MSN fez um serviço perfeito. Comunicação em tempo real, raramente com delays e coisas do tipo. E-mail, mensagens de texto no Facebook ou Twitter também foram de grande utilidade para “keeping in touch” com o pessoal no Brasil. Afinal, encontrar um ponto de internet sem fio disponível pela cidade não é nada complicado. A maioria dos bares e cafés, como Tim Hortons, Timothy´s ou mesmo Starbucks, possuem uma rede acessível, na qual é preciso apenas solicitar a conexão, abrir o browser e aceitar os termos de uso. Sem senhas, sem complicações.

Outra opção são os cartões de telefone. Os canadenses contam com cartões pré-pagos que podem ser usados em qualquer telefone local, seja público, residencial ou mesmo um celular com linha em uma operadora do país. No verso desses cartões é possível encontrar uma tarja que deve ser raspada, sendo que através dessa é possível descobrir o código próprio daquela unidade, um PIN (Personal Identification Number), reconhecendo os créditos disponíveis. No próprio cartão são indicados números locais que devem ser discados para entrar em contato com a central eletrônica, a qual vai solicitar o código do cartão e liberar a ligação. Dependendo do destino é necessário discar para um telefone diferente, inclusive em uma chamada internacional.

As opções mais baratas desses cartões são os chamados “Amigo”. Por apenas CAD$ 5 dólares é possível comprar uma unidade do cartão e usar por horas afio para ligações dentro do país ou mesmo internacionais. É possível consultar o saldo e o tempo que cada ligação pode durar na própria central eletrônica, antes de completar as chamadas. Logo quando eu comprava uma nova unidade e solicitava uma ligação aqui pra casa no Brasil, a mensagem informava que eu poderia falar de 5 a 6 horas ininterruptas se fosse necessário, apenas com os CAD$ 5 dólares investidos.

Era curioso, pois muitas vezes eu usava minha própria conta no Skype para ligar utilizando o cartão. Como o software identifica a navegação através de um endereço canadense, mesmo que sem Créditos Skype, ele libera a ligação para a central do cartão, na qual é possível seguir com o processo.

Voltando a questão “linha de celular”, caso eu pudesse escolher novamente, hoje eu compraria uma linha para usar durante meu tempo pelo país. Considerando que aqui no Brasil estamos acostumados com essas mordomias, qualquer coisa ligar pra pessoa desejada e em segundos resolver um problema, senti falta disso. Um exemplo é marcar alguma coisa com alguém, um passeio, um almoço, uma balada, e ficar sem comunicação. Pois alguém pode sempre se atrasar, mudar o local de encontro, mudar o horário de encontro, e aí, como avisar fulano? As mensagens no Facebook ajudam ou mesmo no Whatsapp, mas tudo depende do fulado encontrar um ponto de internet e resolver checar. Não foram uma nem duas vezes que o pessoal ficou esperando por mim porque me atrasei ou eu fiquei esperando por eles porque mudaram o ponto de encontro. Por mais que eu tentava avisar por outros meios, é relativo as pessoas ficarem checando isso o tempo todo, muito diferente de um SMS ou ligação.

Se a pessoa vai pra passar um mês apenas, acho que até nem vale ficar se estressando com plano de celular. Lembrando que é muita coisa pra fazer, muitos lugares pra visitar em pouco tempo. Porém, dois, três meses, acho que já é recomendado aderir uma linha. As opções são diversas, entre elas existem Bell, Chatr, Fido, Public Mobile, Rogers, Virgin Mobile ou Wind. Eu vi o pessoal usando mais Fido, Rogers e Wind. Não que sejam as melhores, realmente não faço ideia. Apenas sei que existem essas opções.

A questão aparelho, o usuário quem escolhe, se necessário, eles tem bons aparelhos pra vender e os preços podem variar em CAD$ 200 dólares pra mais ou pra menos, dependendo da operadora. Sem contar a questão do desbloqueio e o quesito frequência, coisa que os brasileiros precisam cuidar caso queiram comprar um aparelho pra usar lá e depois trazer pra cá. Muita gente leva seus próprios aparelhos, comprando apenas um chip. É uma opção. Outros compram aparelhos com funções básicas, os quais podem ser encontrados por cerca de CAD$ 50 dólares.

O negócio é pesquisar! Juntar experiências, perguntar as opiniões alheias e mesmo passar no guichê de alguma operadora na busca por informações. Mais vale gastar dois ou três dias pesquisando que pegar logo a primeira opção que aparecer pela frente e mais tarde descobrir coisa melhor, inclusive com um preço melhor.

Leave a Reply