Finalmente “TCCei”

Certamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a etapa mais custosa na vida acadêmica de qualquer aluno. Durante esse ano, enfrentei esse desafio e recentemente conclui, apresentando meu trabalho no dia 11/12/2019, um dia que ficou marcado por encerrar uma jornada de quase 10 anos na graduação, podendo então receber o título de Bacharel em Sistemas de Informação.

Prof. Scheid, Prof. Sandra (banca), eu e Prof. Adriana (orientadora)

Foram 8 meses de trabalho árduo. Perdi as contas de quantos sábados, domingos ou qualquer noite da semana fiquei durante horas planejando e elaborando textos, imagens, quadros, planilhas e gráficos para construir um texto que atendesse as expectativas do meu trabalho. Não contabilizei em números, mas estimo que foram investidas mais de 500 horas de devoção.

Ao longo do processo, houveram mais de 40 reuniões com a minha orientadora, a doutora Adriana Neves dos Reis, a quem eu devo todo incansáveis agradecimentos por todo o conhecimento, suporte e dedicação oferecidos ao longo desse processo.

Também agradeço todas as pessoas que de alguma forma colaboraram com meu trabalho, seja com dicas, sugestões ou apenas uma palavra de incentivo. Não posso esquecer de mencionar as dezenas de Scrum Masters que acionei através do LinkedIn e prontamente responderam o questionário de avaliação da minha proposta. Além deles, sou grato aos meus colegas de trabalho e especialistas consultados, que utilizaram o artefato proposto e depois disso também responderam um questionário.

Nota TCC

Em especial, agradeço minha noiva, Bianca, por me apoiar na revisão do texto, lendo incansavelmente dezenas de páginas quando eu precisava de uma segunda opinião. Agradeço meu pai, Jurandir, por “bancar” meu início na faculdade e como sempre apoiar minhas decisões, inclusive sempre preocupando-se com o andamento do TCC, e também, minha querida mãezinha, que infelizmente nos deixou recentemente, mas nunca mediu esforços para cuidar de mim, sempre me recebendo com zelo e carinho quando eu chegava da faculdade.

Sinto-me mais preparado e maduro com a finalização desse trabalho, pois além da aprendizagem adquirida em relação ao conteúdo da minha pesquisa, a experiência em desenvolver um projeto dessa magnitude é incomparável.

Regalos da Prof. Adriana

Sendo assim, se você que está lendo essa postagem tem interesse em conhecer um pouco sobre KPIs de Governança de TI em Times Scrum, como tema do meu trabalho, clique aqui para ler o resumo através do site do TC-online da universidade e aqui para acessar o trabalho na integra.

Leave a Reply