Sou inteligente ou esforçado?

Considero inteligentes aquelas pessoas que entendem e absorvem com significativa facilidade determinada explicação, seja teórica ou prática, independente da matéria ou área de conhecimento, e a partir do momento que receberam a informação, já saem aplicando. Eu não tenho tanta facilidade assim. Sempre que “aprendo” algo novo, necessito revisar, praticar, revisar novamente e praticar novamente, até que aquela nova “descoberta” torne-se clara e eu possa estar seguro que tenho o domínio mínimo aceitável sobre o assunto.

Na época de escola, durante o 2º e 3º ano do Ensino Médio, eu tinha um colega que havia arrumado um emprego no contraturno e muitas vezes estendia-se até a noite, o que fazia com que ele faltasse com relativa frequência as aulas (acho que em alguns momentos, ele ficou por semanas sem aparecer), mas quando vinha, eu aprendia com ele quando o contrário faria mais sentido, pois a facilidade dele para as aulas de matemática era tão grande, que eu mostrava a matéria e ele já sabia como aplicar, inclusive estando apto para tirar as minhas dúvidas. Lembro que mais para o final do ano, ele trocou de turno no trabalho e foi estudar a noite. Com isso, além do amigo, perdi também o “professor”. E quanto as suas faltas, acho que por fim, ele passou simplesmente porque não precisava estar na escola e não pela sua assiduidade.

franklin_eu_a_patroa_e_as_criancasFranklin, o menino superdotado da série “Eu, a Patroa e as Crianças”, tinha a mesma inteligência que meu colega

É evidente que algumas pessoas tem mais facilidade com determinadas matérias do que outras e que esse meu colega, obviamente era um “crânio” em matemática. Eu sempre gostei de informática e quando fiz um curso técnico, destacava-me entre os melhores da turma. Talvez, sim, porque eu gostava mais desse assunto, e por consequência tinha mais facilidade, diferente de matemática. Mas mesmo assim, sigo achando que sou mais uma pessoa esforçada, ao revisar e praticar para obter o entendimento necessário, do que uma pessoa inteligente, que na primeira explicação que recebe, já torna-se um grande entendedor do tema.

Leave a Reply