Um Brasil onde você é cidadão

Dizem por aí que todos tem direito a cidadania. Fazem diversas ressalvas e defendem os benefícios que esse título resguarda. Mas o curioso é analisar a dificuldade que os brasileiros tem para exercer esse direito no próprio país.

Afinal, todo mundo pode ter um carro, uma moto ou um celular, esses bens são daquela pessoa que comprou e pagou cada parcela, resultado de muito sacrifício. Mas a alegria acaba quando algum babaca de rua aponta uma arma na cabeça do cidadão e leva o que ele demorou anos pra conseguir. Todo mundo também pode ter uma casa, exercendo seu direito de cidadão, até chegar alguém, enquanto o dono estiver fora, invadir, e alegar que a partir do momento que colocou o pé na porta, mora no lugar, recebendo o direito de ficar, até algum juiz qualquer conseguir entender, com muita sorte, que aquela pessoa, o tal invasor, não tem direito algum naquele imóvel. A galera que paga impostos abusivos, impostos sobre impostos, cobrados por cada insumo, também é cidadão, mesmo que o valor seja exorbitante, e o investimento que foi prometido para aquela arrecadação não descola do papel, caindo por número de votos em uma assembleia qualquer, formada por gente de má-fé, eleita por um surto de mau gosto.

O texto abaixo é um “motivador” para pessoas que querem abandonar o Brasil e morar fora. Não quero abarrotar os ouvidos de ninguém com mil e um motivos pra largar a vida daqui. E por sinal, até não concordo com alguns pontos descritos no artigo. A questão é que a vida aqui é complicada. E as coisas vão demorar muito até “entrarem nos eixos”. Talvez muitas gerações ainda vão sofrer. E a nação ainda vai “quebrar muito a cara” até descer do pedestal sustentado por um sistema que não funciona.

Jornal NH (edição impressa – 15/01/13)

Aos interessados, indico também o podcast Braincast 88 – Vivendo no Exterior, agregando mais algumas informações ao tema em questão.

Leave a Reply