E eu não troquei minha cidade atual no Facebook

Desde criança, conhecer o Canadá sempre foi um sonho. O tempo passou, cresci, e agora finalmente consegui atingir essa antiga perspectiva. Já fazem mais de três meses que estou longe de casa, vivendo em Toronto, no maior país da américa do norte.

Muita coisa já aconteceu nesse tempo. Conheci novos lugares, uma cultura diferente e estou a cada dia melhorando meu inglês. Desde o início, uma consequência de tudo isso sempre foi fazer novos amigos. Conheci muita gente, brasileiros, latino-americanos, europeus, asiáticos, enfim, é inevitátval em um lugar como esse, você ficar isolado e sem companhia alguma.

Como o Facebook é realmente uma rede social universal, todos, praticamente todos possuem um perfil por lá, na realidade, até hoje conheci aqui duas pessoas que não tem uma página na rede, mas desde que cheguei, meu número de amigos no site cresceu em mais de 200 pessoas.

Uma coisa que observei que muitos fazem no seu perfil quando chegam aqui é trocar a cidade onde moram por Toronto (ON) Canadá.  Tenho minhas dúvidas referente essa mudança, tanto que eu não mudei. Acho realmente que não é porque a pessoa vai passar dois, três, quatro meses vivendo aqui, significa que mora aqui. Seja brasileiro ou qualquer outra nacionalidade, a pessoa está apenas passando uma temporada da vida longe de CASA, não foi uma mudança, é algo provisório, tem um tempo previsto pra começar e acabar. Afinal, o indivíduo tem um visto de estudante ou visitante, não solicitou processo de imigração ou coisa do tipo, descartando a intenção de viver como um canadense nativo ou imigrante. Penso realmente que é apenas uma questão de concepção, pois não cabe a pessoa colocar no currículo profissional ou documento relativo, algo do tipo “morei 4 meses no Canadá”. Isso parece algo tão “WTF“, pois você NÃO MOROU 4 meses no Canadá, você PASSOU 4 meses no Canadá. Afinal, quem fica morando apenas 4 meses em um lugar? Nômades?

Boa parte dos jovens e algumas vezes o pessoal que já passou dos seus 40 anos, tem uma grande expectativa no momento que fazem um intercãmbio. Sim, eu estou dentro dessas estimativas. De qualquer forma, não quero contrariar esses concomitantes, mas apenas quero deixar claro minha opinião sobre a diferença entre MORAR e PASSAR UM TEMPO. Apesar de estar longe de casa, minha vida está no meu país, próximo da minha família, das pessoas que sempre apoiaram minhas decisões, e acima de tudo, que esperam o meu retorno. Entretanto, claro que não é uma simples alteração de status em um perfil virtual que vai mudar alguma coisa, mas as pessoas não deveriam tentar resignar algo que está claro.

Leave a Reply