Arrume a sua cama

Faz algum tempo que eu havia começado a ler esse livro e hoje terminei: Arrume a sua cama. Trata-se de uma obra escrita pelo almirante William H. McRave, na qual, ele compartilha às suas experiências ao longo dos 37 anos que atuou como SEAL na Marinha dos EUA.

Nas passagens, o autor traça desde o intenso treinamento na época em que ainda era um “girino” (como eles chamam os iniciantes) até os cargos de comando em diversos níveis que ele conquistou ao longo da sua carreira.

Cada capítulo é uma nova lição aprendida e no final ele faz um apanhado de todas, trazendo como uma aula inaugural na Universidade do Texas, onde atuava como reitor na época em que escreveu o livro.

Arrume a sua cama

Não porque é a primeira e nem também porque é um hábito que eu tento manter, mas o ensinamento que mais me marcou, talvez por ser a base de tudo, é o que possivelmente inspirou o título do livro: Se você quer mudar o mundo, comece arrumando a sua cama.

E transcrevo dois trechos que explicam bem essa lição:

Se você arrumar a cama todas as manhãs, terá realizado a primeira tarefa do dia. Isso lhe dará um sentimento de orgulho, mesmo que pequeno, e irá encorajá-lo a assumir outra tarefa, e outra e mais outra. No fim do dia, essa primeira tarefa realizada terá se transformado em muitas outras tarefas realizadas. Além disso, arrumar a cama reforça a ideia de que as pequenas coisas da vida são importantes.

Se alguém não consegue realizar as pequenas coisas, nunca fará direito as grandes coisas. E, se por acaso você tiver um dia infeliz, voltará para casa e encontrará a cama arrumada – que você arrumou -, e ela lhe dará o incentivo de que amanhã será melhor.

Mesmo que para atingir um entendimento pleno é necessário ler cada capítulo, pois alguns trazem termos usados ao longo do texto, deixo aqui os demais 9 ensinamentos comprimidos em frases pelo próprio autor no que diz respeito ao desejo de mudar o mundo:

  1. Encontre alguém que o ajude a remar.
  2. Avalie as pessoas pelo tamanho do coração.
  3. Deixe de ser um injustiçado e siga em frente.
  4. Não tenha medo do circo.
  5. Atire-se ao obstáculo de cabeça.
  6. Não fuja dos tubarões.
  7. Dê o seu melhor nos momentos mais sombrios.
  8. Comece a cantar quando estiver enfiado na lama até o pescoço.
  9. Nunca, jamais, toque o sino.

#FicamTodasAsDicas

Leave a Reply