O Começo

Todo o início é difícil. Parece que temos um certo receio do novo, de algo ou alguém que ainda não conhecemos. As vezes ficamos nervosos com o começo, nunca se sabe ao certo o que fazer, como agir, com quem falar ou o que perguntar. As dúvidas borbulham em nossa mente, mas ao mesmo tempo nos sentimos travados e acabamos nem ao menos sabendo quais são nossas dúvidas ou simplesmente como e pra quem perguntar.

Mas com o passar do tempo, com o passar dos dias, vamos nos habituando ao novo ambiente, as novas situações, aos novos problemas que são apresentados. Já conhecemos melhor as pessoas, a rotina que vamos levar e quais atribuições vamos receber. Contudo, ainda estamos em fase de adaptação. Somos observados o tempo todo por tudo e por todos, afinal, ninguém ainda é nosso amigo, e ao mesmo tempo, todos são nossos conhecidos.

Todos nós já encaramos esse tipo de situação alguma vez em nossas vidas. Seja na escola, no trabalho ou na faculdade. O primeiro dia a gente nunca esquece. Ao menos pra mim, todos os meus “primeiros dias” estão registrados na minha memória, e vou levar comigo pra o resto da vida. O nosso cérebro é inteligente e conhece como ninguém nossos registros, sabendo o que deve ser taxado como “alta prioridade”, reservando sempre um espaço seguro para essas lembranças.

Alguns tem mais facilidade com o novo, trabalham melhor com as novidades propostas. Outros já tem mais receio, ficam mais apreensivos e nervosos. Mas uma coisa é inevitável: o friozinho na barriga. Uma reação desenvolvida pelo nosso corpo diante de derminada situação. Contudo é passageiro, mais passageiro ainda que o fato de sermos chamados de novatos, característica que em breve também perdemos, passando o cargo para o próximo novato, quem também vai passar pelo mesmo processo.

Bom, acho que nada melhor que descrever sobre “o começo” nesse primeiro texto do blog. E fica registrado aqui, em minha memória, assim como em formato de postagem publicamente, mais um “primeiro dia”, contanto a partir de agora o início do período de adaptação.

Leave a Reply