Alarme de Incêndio

Acordei tarde, tomei café relativamente mais rápido que nos outros dias, peguei um ônibus lotado e cheguei 5 minutos atrasado pra primeira aula. Uma vez eu li que os canadenses tem como cultura não gostar de atrasos, nem mesmo tolerar. Ao menos na Hansa, isso não é levado a sério, provavelmente por ser uma instituição na qual o público alvo são estrangeiros, mas as vezes os próprios professores se atrasam, vai ver eles são imigrantes.

A aula mal havia começado e ainda depois de mim chegou mais uma colega, por sinal, brasileira. Passado alguns minutos, o relógio já marcava por volta de 9:55, sendo que a aula começa às 8:30. Derrepente começamos a ouvir um “TRI, TRI, TRI, TRI, TRI, TRI…”, ninguém sabia ao certo o que era, eu ainda brinquei dizendo que poderia ser o alarme de incêndio, e o professor completou respondendo “you are sure”.

Observando as outras salas, percebemos a mobilização do pessoal apressado descendo as escadas, em seguida, o professor orientou todos para sair da sala, mas como não havia sinal de fumaça, ele disse que desceria antes e tentaria descobrir o que estava acontecendo. Logo em seguida, ele retornou dizendo que não encontrou nenhum outro funcionário ou professor, e pediu para que todos descêssemos nos dirigindo para fora do prédio.

Todos já estavam reunidos em frente a escola, sem entender muito bem o que poderia ter acontecido, pois não havia sinal algum de fogo. Depois de 10 minutos de espera, o terceiro andar foi liberado, local no qual estavamos tendo aula. Voltamos para a sala e é bastante provável que em seguida o restante do pessoal retornou também, conforme a liberação pelos próprios professores dos demais andares, pois, como foi alarme falso, provavelmente os bombeiros foram avisados para não aparecer.

A explicação pra tudo isso, conforme um dos professores comentou, possivelmente poderia estar ligada ao fato de alguém estar fumando em um dos banheiros. A princípio isso é apenas um rumor, no decorrer do dia nenhum maior esclarecimento foi passado, comentei ainda com o professor da primeira aula se poderia ser algum tipo de treinamento, mas ele acredita ser pouco provável. Contudo, durante o restante do dia, tudo correu normalmente.

Leave a Reply