Pegando o trem errado

No próximo domingo vai fazer três semanas que cheguei aqui em Toronto. Considerando o que já falei pra várias pessoas com quem seguido converso no MSN, Facebook e afins, e sempre acabam perguntando “Como está aí?”, posso dizer que já estou adaptado a rotina. Não é nada de muito difícil, pelo contrário, pode ser relativamente fácil. A cidade é enorme, prédios e mais prédios e as vezess pode parecer que você anda, anda, anda e não sai do lugar, pois são tantas coisas acontecendo ao redor que é possível ter a impressão de estar sempre “rodando” pelo mesmo lugar. Contudo, é difícil ficar totalmente perdido, seja lá onde você esteja. Afinal, existem basicamente duas linhas de metrô, uma que “corta” praticamente a cidade inteira de “Norte” a “Sul” e outra de “Leste” a “Oeste”, em qualquer lugar que você está existe uma estação de metrô próxima, se não, algum ônibus ou street car que tenha como destino alguma estação.

Ao mesmo tempo que em partes acho que já estou conseguindo unificar a ideia do TTC (Toronto Transit Commission), ontem pela primeira vez peguei o trem na direção errada. Geralmente pra chegar na escola eu pego um ônibus por ser mais rápido. E na volta, eu acabo sempre pegando o metrô por ser mais cômodo. Contudo, quando sai da escola ontem resolvi passar antes na Future Shop, uma loja de eletrônicos que fica aos arredores, só para caminhar um pouco e olhar os produtos. Na volta, entrei na Engliton Subway Station e desci até a plataforma (sim, porque aqui grande parte das linhas de metrô ficam no subsolo). Quando chegou o próximo embarquei. Passando uma estação, passando outra, notei que havia algo errado. Pois geralmente não passo pela York Mills quando quero chegar na Engliton West, próximo a homestay. Percebi então que havia pego o trem na direção errada, pois eu sempre pego na direção South (Sul) e eu havia pego pra North (Norte) agora. A solução não poderia ser mais simples, descer na Younge e esperar o próximo trem que estivesse voltando para o Sul. E por coincidência, desci de um trem, atravessei a plataforma e em seguida já peguei o outro que estava saindo.

Como tudo tem uma explicação, o motivo do erro está simplesmente relacionado a ter entrado em uma porta diferente na estação Englinton. Considerando que eu estava chegando de uma direção oposta a que eu sempre chego, entrei na porta “secundária” da estação, pois estava mais próxima. Precisei andar um pouco mais pra descer até a plataforma, e provavelmente nessa “volta maior” errei o lado na hora de embarcar no trem. Geralmente não olho mais pra qual lado é o Sul e pra qual é o Norte, eu sei que tenho de pegar sempre o trem da minha direita. Só que dessa vez, a direita estava no outro lado.

Leave a Reply