Fast Food é comida também

Fast Foods são uma unificação em nível mundial de pratos. Afinal, o próprio nome já descreve “comida rápida”, “lanche rápido” ou qualquer coisa comestível que seja rápida e rasteira. Portando, se alguém gosta de comer no McDonalds no Brasil, é possível continuar comendo no McDonalds em qualquer lugar do mundo sem maiores problemas.

Quando as pessoas chegam em um lugar desconhecido e longe de casa, uma das principais coisas que pode acontecer é estranhar a comida. Já almocei com Baianos, Cariocas, Paulistas, Mineiros e afins no Rio Grande do Sul. Acho que não existem pratos mais genéricos, ou digamos puros, ao que os preparados pelos gaúchos. Geralmente o pessoal não reclama da nossa comida. Uma vez um baiano me falou que a partir da Bahia, conforme você vai “subindo” pelos demais estados da região Nordeste, a farofa vai ficando mais espessa, e consequentemente, não agradando o pessoal de fora desses lugares. Bom, são perspectivas que temos no Brasil, o que podemos dizer que apesar de ser um único país, possui diversas culturas e hábitos, um exemplo que acaba sendo destacado pelos brasileiros no exterior.

Chegando em outro país, a adaptação com a comida também pode ser bastante difícil. Particularmente eu ainda não senti grande diferença aqui em Toronto. Na homestay a comida é realmente deliciosa. Parece com a comida da minha mãe, em casa no Brasil, sem exageros. Ontem, na janta, comemos sopa de espinafre com batatas, sendo um prato surpreendentemente saboroso. Senti que poderia ter um pouco menos de pimenta, talvez, mas mesmo assim estava ótimo.

Em um lugar diferente e longe de casa, pode demorar um pouco até conhecermos todos os hábitos que as pessoas tem na cozinha, diante da preparação dos alimentos, e principalmente encontrar lugares bons e baratos para comer. Pensando nisso, pode ser importante não esquecer dos fast foods. Claro, não é a coisa mais saudável do mundo e com certeza é preciso ter cuidado com isso também, mas ao menos é possível ter a certeza de que na maioria das vezes o mesmo lanche servido no Brasil será servido no mundo todo.

Alias, na terça-feira, depois da aula, eu e outro brasileiro fomos no McDonnals. Um combo, formado por um Big Mac, um copo de Coca-Cola e uma porção de batata frita saiu em torno de $ 8 dólares. Convertendo para reais, ficaria mais ou menos R$ 17 reais. Talvez o mesmo preço do Brasil. O lanche é realmente igual ao que temos em qualquer outra unidade da franquia, mas o lugar, ou mesmo o ambiente pode variar de país para país. Aqui, ao menos no qual nós fomos, algumas coisas são diferentes. Por exemplo, se você está acostumado que no Brasil tudo será servido em uma bandeja e afins, esqueça. Eles colocam em um saco de papel e go away. Se você acha que é hábito receber aquele monte de guardanapos junto com os lanches,  forget it! Nem mesmo nas mesas existem porta guardanapos. Vai ver eles acham que não é necessário limpar a boca enquanto estamos comendo. O ambiente também é diferente, bastante parecido com o que podemos encontrar naquelas cafeterias americanas nos filmes. E as pessoas? Bom, nesse McDonalds que nós fomos, comentei com meu amigo que “it´s only for crazy people”, principalmente porque na mesa ao nosso lado estava sentado um homem lendo jornal. Logo quando chegamos ele comentou “oh, you are a really nice boys, nice boys!” Depois ele perguntou se nós somos estudantes e ficou fazendo perguntas o tempo todo, até que ele revelou que saiu da Itália, ama Roma e não lembro porque está morando em Toronto. A essa altura ele já estava falando em italiano, apesar de ser relativamente fácil de entender, não sei dizer uma palavra nesse idioma, de qualquer forma, eu preferiria não falar nada mesmo.

Leave a Reply